jump to navigation

Reclamar é cool! 02/11/2009

Posted by Ágatha Guedes in Opinião e Bate Papo.
trackback

Podemos perceber uma tendência hoje em dia ao repúdio do que é novo. Na internet principalmente, você vê todo mundo reclamando e criticando as novidades, mas dias depois o crítico já está nos braços da mesma. É um novo hype criticar, seja um evento, seja um sistema, seja um texto ou até mesmo um blog. É incrível como todos na internet parecem ser a Sheila Mello, sempre têm uma opinião (que nem sempre é útil) a dar. Quer um teste?

Entre numa comunidade sobre RPG e crie um tópico. Pode ser um tópico falando de qualquer coisa. Em menos de uma hora você vai ver como vão surgir três tipos de pessoas para comentar:
1) Aquele que vai opinar e mostrar que sabe mais que você: Nunca que Ars Mágica é bom. D&D sim é um sistema medieval fantástico e com conteúdo de sobra para os jogadores;
2) Aquele que vai te ofender e no fim das contas não vai acrescentar nada ao tópico: Ahá, só mesmo um idiota vai ficar jogando Paranóia quando tem tantos jogos atuais hoje em dia (sic).
3) O que vai fazer os dois ao mesmo tempo: Você precisa ser muito idiota pra achar que Ars Mágica é melhor que D&D. Eu mesmo criei um sistema maravilhoso. Um dia posto em algum lugar pra você ler.

Já percebeu como pouquíssimas pessoas hoje em dia sabem o que significa a palavra “fórum” ou até mesmo “discussão”? As pessoas acham que ir a um forum (ou a qualquer rede com o mesmo objetivo) e “discutir” é arrumar briga com todos. Você pode expressar sua opinião, mas fazendo de forma que respeite a opinião do companheiro ali presente e no fim das contas, vai acrescentar muito mais ao tópico do que simplesmente xingar e sair correndo.
A covardia digital está tão em alta hoje que muitos criam perfis fakes apenas para poderem “falar o que pensam” mas sem botar a cara a tapa. Se nossa opinião é a única coisa que temos, porque nos esconder atrás de perfis falsos apenas para expô-la?
Isso tudo, é claro, acaba prejudicando o RPG também. É comum você ver alguém com teorias boas, idéias bacanas, dúvidas pertinentes e logo em seguida uma enxurrada de críticas e xingamentos ao “noob” que criou o tópico ou perguntou algo. O novo D&D está aí quase dentro de nossa casa, o 3.5 continua onde está, a Daemon ainda existe, Cyberpunk ainda é um dos melhores cenários para mim, Reinos de Ferro continua na Jambô e todo mundo tem um pouco de coisa pra fazer. Não é crime não gostar de algo que está na moda, assim como também não é nenhum crime gostar.

Tem alguém ouvindo ainda?

Tem alguém ouvindo ainda?

Anúncios

Comentários»

1. valberto - 02/12/2009

Isso é por quer você ainda não viu os trolls que resolvem – do nada- atacar o seu blog.

2. Havoc - 02/14/2009

Sinceramente isso depende muito. Existem trolls, idiotas e gente normal. Existem Orkut, blogs e fóruns. Existem comunidades civilizadas, e naquelas que não são tanto, existem moderadores. É claro que vez ou outra sempre rola uma asneira ou ofensa, é claro que muita gente entra em discussão com opinião formada e inflexível. Mas ainda assim basta ser um pouquinho articulado que dá pra levar uma discussão na boa.

3. Elisa - 02/18/2009

Você está coberta de razão. Adorei o texto… Só para saber, por acaso você é usuária da lista área rpg? Achei seu texto tão a cara de algumas pessoas de lá.

Criaram até classificação para os usuários:
1. trolls
2. donos da verdade
3. garotos do mimimi

=P

4. Ágatha Guedes - 02/18/2009

@Havoc: Claro que sim Havoc, para tudo na vida há exceções. Estou conhecendo pessoas educadíssimas por essas bandas, e a elas não se aplicam as tais regras de conduta anti-trogloditismo. Mas sempre tem um engraçadinho…

@Elisa huehueuheuheuhe…Essa classificação é ótima.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: