jump to navigation

Regra de Exposição – M&M 02/18/2009

Posted by Ágatha Guedes in Opinião e Bate Papo.
trackback

Bom, antes de mais nada – LEIAM O POST ANTERIOR. Pronto, agora me sinto mais segura para continuar.

———————————————————————————————-

Bom, em primeiro lugar, queria comunicar às pessoas que estão comentando que tem o blog de resposta como “Blogspot”, estou tendo problemas para comentar nestes blogs, então, assim que der eu respondo aqui mesmo.

———————————————————————————————-

Segundo lugar, o que eu queria realmente fazer nesse post.

Exposição

A tabela de exposição vem para auxiliar os mestres de Mutantes e Malfeitores que querem criar uma intriga a mais na hora de desenvolver os acontecimentos em torno de um super herói, fazendo com que fique mais difícil para o mesmo esconder sua identidade secreta (caso haja uma). Pode ser que alguns estejam com dificuldade, ou simplesmente falta de idéias na hora de contribuir para complicar a vida dos jogadores.

A regra de Exposição é baseada nas ações dos personagens dentro do jogo, levando em conta que os jogadores usarão seus poderes em público, darão entrevistas e agirão como “super heróis” que conhecemos. Para padronizar a perseguição e influência da mídia na vida dos heróis, segue a tabela abaixo.
Ps.:  Lembrando-se que estamos tratando de casos extremos, não queremos atribuir regras para momentos simples da vida de um herói.

1 – Caso o herói seja visto realizando alguma ação ílicita (ou pareça que esteja fazendo isso)

Reação: Os jornais locais e os programas sensacionalistas vão cair em cima, criando variáveis do nome do herói, fazendo de tudo para que a população o veja como vilçao

2 – Caso o herói se envolva em algum problema que envolva a morte de inocentes.

Reação: A mídia vai fazer questão de divulgar como a tentativa do herói foi ineficiente e falha. De maneira que ponha-no como incapaz ou diminuindo sua moral final com a cidade

3 – Caso o herói aja de maneira considerada errada, atacando pelas costas, roubando ou traindo algum grupo conhecido.

Reação: A cidade toda o crucificará. O herói passará a ser alvo de críticas de todas as castas sociais e ser tido como não salvação da cidade.

4 – Caso o herói desenvolva alguma forma de mutação (como as do homem aranha em certa fase do herói).

Reação: A mídia pode começar a trabalhar a hipótese do herói perder o controle em algum momento, alegando que os heróis que eles conheciam está dando lugar a uma aberração descontrolada.

Lembrando que vida de herói não deve ser fácil. Os relacionamentos podem ser vigiados, os passos controlados e até mesmos atos do cotidiano podem ser notícias para esses jornais. Os heróis (principalmente os que revelam sua identidade) precisam entender como é ser uma celebridade, como é ter sua privacidade violada todo santo dia.

Espero que essa tabela que eu uso tenha ajudado. Vez ou outra sempre acrescetamos coisas nela, se assim for, eu faço uma update por aqui.

Nem toda namorada aceita que você ande por aí segurando outras nos braços

Anúncios

Comentários»

1. Nymous - 02/19/2009

Eita… Agora acho que dá para eu construir uma campanha de super-herói, ao invés de jogar só aventuras, valeu Ágatha! Estou esperando o próximo post, hein?

2. Havoc - 02/19/2009

Ser um super dá trabalho. Quando a identidade é conhecida, chega um ponto em que o cara simplesmente tem um culto de fãs, que realmente enchem o saco ou pior – fazem cagadas em nome do ídolo – ou acabam sendo procurados por políticos que querem se aproveitar do carisma do herói para tirar vantagem. Sem falar que as pessoas próximas do herói ficam muito mais visadas pelos vilões.

3. Comentando a Vizinhança, Pt. 1 « Lobos de Ferro - 02/21/2009

[…] Cor-de-rosa: Regra de Exposição – M&M Uma “tabela” com sugestões para os efeitos de exposição de identidade secreta de um […]

4. POP DICE » O que extrair do RPG - 02/24/2009

[…] ainda pouco conhecidos ou recém chegados. são eles: João Berkel do blog Sete Amigos; a Ágatha dos Dados cor de Rosa; o Jean do Castle&Dragons e o Alisson do Ponto […]

5. valberto - 02/25/2009

Queria comentar um trecho.

“3 – Caso o herói aja de maneira considerada errada, atacando pelas costas, roubando ou traindo algum grupo conhecido.

Reação: A cidade toda o crucificará. O herói passará a ser alvo de críticas de todas as castas sociais e ser tido como não salvação da cidade.”

Eu devo discordar aqui. Deveria haver pelo menos uma segunda reação. A maioria das pessoas pode agir do jeito que está descrito com heróis furrecas e com um grande veículo da mídia atras deles (Homem Aranha), mas heróis especialmente controversos em seus métodos (Batman) ou especialmente famosos (Super Homem) têm meio que uma “imunidade” a este tipo de coisa. Vai causar estranheza, com certeza, mas não chega a ser um problema: especialmente se nocaultear a liga da justiça ajudar a salvar a cidade.

6. Ágatha Guedes - 03/03/2009

Realmente Valberto. Estou preparando uma Update, para tratar o tema com mais cuidado e atenção.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: